sexta-feira, 1 de maio de 2009

Escassez de chuvas no Sul faz governo ligar usinas térmicas

CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio

O governo decidiu ligar as usinas termelétricas movidas a gás a partir deste sábado, informou nesta sexta-feira o ministro Edison Lobão (Minas e Energia). A medida visa poupar os reservatórios da região Sul, que estão com cerca de 39% da capacidade total preenchidos, bem abaixo das outras regiões do país, em função da seca naqueles Estados.

"Está chovendo pouco principalmente no Rio Grande do Sul. Em função disso, vamos ligar algumas térmicas para preservar os reservatórios", afirmou Lobão, ao chegar à cerimônia que marca o início da produção na área de Tupi, na camada pré-sal da bacia de Santos.

A previsão do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) é que as térmicas passem a gerar cerca de 14 milhões de metros cúbicos/dia, aliviando os reservatórios. A diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, disse que as usinas da companhia vão despachar o máximo possível.

Graça Foster estimou que, com o despacho das térmicas, a importação da Bolívia voltará à carga máxima, passando dos atuais 23,5 milhões de metros cúbicos/dia para 30 milhões de metros cúbicos/dia nas próximas semanas.

Ultimamente, havia sobra de gás no país devido ao desligamento das térmicas e ao menor consumo decorrente da crise econômica. Essa situação fez a Petrobras iniciar leilões com o excedente de gás natural junto às distribuidoras. O primeiro foi realizado em 24 de abril, e o segundo está previsto para o dia 12 de maio.

Nenhum comentário: